O Campus

Um pouco de História - O Colégio Pedro II
 

Marco na educação brasileira o Colégio Pedro II data de 1837, tendo atravessado com a mesma excelência acadêmica dois momentos maiores da história brasileira – O Império e a República.



A história do Colégio se confunde com a própria história da educação nacional e com o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural do Brasil. Hoje, o Colégio integra o Sistema Federal de Ensino e afirma-se socialmente como Centro de Referência em Educação Básica.



Constitui-se numa rede escolar de grande porte, composta por 14 unidades distribuídas em seis bairros na capital do Rio de Janeiro, além das cidades de Niterói e Duque de Caxias.


Inaugurada no dia 05 de abril de 2006, a UNED Niterói foi a primeira Unidade Escolar do Colégio Pedro II localizada fora do Município do Rio de Janeiro, onde estão as 11 Unidades Escolares já consagradas pela excelência na área da Educação. 


Campus Niterói

Antiga UNED Niterói localizada
na Rua Luiz Palmier.
A criação da então UNED Niterói, em 2006, atual Campus Niterói, faz parte do programa de expansão da rede Colégio Pedro II, iniciado em 2004 com a inauguração da Unidade Escolar Realengo, e é fruto da parceria entre o Colégio Pedro II e a Prefeitura Municipal de Niterói, que cedeu o prédio localizado no bairro do Barreto, com seis salas de aula, sala de vídeo, quadra de esportes e laboratório de informática, onde eram abrigadas seis turmas.


Antigas instalações do 
CPII Campus Niterói
no CIEP Roberto Silveira.
O campus iniciou suas atividades em fevereiro de 2006 com a realização do Concurso de Admissão à 1ª série do Ensino Médio, oferecendo 210 vagas para o 1º turno de aulas, tendo alcançado resultados expressivos no ENEM (1º lugar das escolas públicas de Niterói e 2º lugar geral no município) e nos vestibulares das Universidades públicas. Em 2008, mudou-se para o CIEP Roberto Silveira (CIEP 047), na rua General Castrioto, 120, bairro Barreto, onde permaneceu até 2015.

Solenidade de inauguração da
sede própria do Campus Niterói
Em 2016, o campus inaugurou, em seu 11º ano letivo, uma sede própria, localizada na Rua Assis Vasconcelos, s/n, no mesmo bairro. O espaço físico do Campus é composto de nove salas de aula regulares, três salas de apoio para atividades extras, duas salas de desenho, uma sala de música, sete laboratórios (Biologia, Física, Química, Línguas Estrangeiras, Humanidades, Informática e Matemática), um auditório para 170 pessoas, uma biblioteca, uma quadra poliesportiva coberta e um teatro (ainda em construção) para cerca de 420 pessoas.

Pátio interno da sede do Campus Niterói
Atualmente, o Campus Niterói é constituído por cerca de 600 alunos, 110 servidores (docentes e técnicos), 50 funcionários de empresas terceirizadas e 10 estagiários, oferecendo Ensino Médio Regular em período diurno para 18 turmas. Anualmente são abertas cerca de 180 vagas para novos ingressantes. 






Localização
O Colégio Pedro II - Campus Niterói - fica na Rua Assis Vasconcelos, s/n, no bairro do Barreto, na cidade de Niterói - RJ.




Linhas de ônibus que atendem à Localidade:

Via Rua General Castrioto
Empresa
Itinerário
42
Barreto
Terminal – Barreto (via Maruí)
526
Estrela
Terminal – São Gonçalo (via Shopping São Gonçalo) volta
529
Galo Branco
Terminal – Ceasa (via Hospital Geral) volta
422
Mauá
Terminal – Portão do Rosa
403
Rio Ita
Terminal – Trindade
517
Rio Ita
Terminal – Fazenda

Via Rua Assis de Vasconcelos
Empresa
Itinerário
42
Barreto
Terminal – Barreto (via Dr.March)
526
Estrela
Terminal – São Gonçalo (via Shopping São Gonçalo)
529
Galo Branco
Terminal – Ceasa (via Hospital Geral)


Cursos ofertados


O Campus Niterói oferece Ensino Médio Regular em período diurno, com a seguinte distribuição das séries e turmas:

·         Turno da manhã: 6 turmas de 3° ano e 3 turmas de 2º ano do Ensino Médio.

·         Turno da tarde: 6 turmas de 1º ano e 3 turmas de 2º ano do Ensino Médio.


Corpo discente


O corpo discente do campus é formado, principalmente, por alunos na faixa etária 15-18 anos, com predominância de meninas. Note-se que há um alto grau de aprovação, entre as séries, próximo a 98,47%. As informações disponíveis apontam para uma composição heterogênea acerca da renda familiar, indicando a prevalência das classes baixa e média. 


O Campus recebe alunos de diversas regiões dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Maricá, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Rio Bonito, Rio de Janeiro, destacando-se os bairros de Barreto, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, em Niterói, e, Amendoeira e Trindade, em São Gonçalo. 



Projetos

Os alunos do Campus Niterói contam com diversos projetos organizados pelas equipes pedagógicas das disciplinas e setores do campus, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 



Disciplinas:
Artes, Biologia, Desenho, Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Português, Química e Sociologia.




Projetos: 
Cultivar (Biologia), Master e Modellus (Física), Núcleo Audiovisual (Humanas), Programa de Orientação Profissional. Participação em Olimpíadas e textos publicados pelos alunos nos projetos de Redação do Jornal Folha Dirigida, dentre outros.

Estudo colaborativo
Após um processo seletivo, os alunos se tornam colaboradores para tirar dúvidas em horários e salas fixos. Os colaboradores têm o apoio dos professores da disciplina.


Programas de Vocação Científica
Em parceria com instituições, como Fiocruz, Museu Nacional, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CENPES (Petrobrás), CEFET, oferecemos aos alunos estágios de pesquisa científica. 


Orientação  Profissional
O Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica orienta e apoia  os alunos em suas escolhas profissionais.
 

Coral
O coral de alunos da Unidade Niterói se apresenta em eventos dentro e fora do colégio e conquistou prestígio pelo comprometimento dos estudantes e professor. 

 
Grêmio Estudantil
O grêmio atua representando os alunos nas principais discussões sobre nossa escola! Elabora projetos, campeonatos e exerce ações políticas e de cidadania.





Vestibular e Enem
Resultados expressivos no ENEM (1º lugar das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, 9º lugar das escolas públicas no Brasil e 5º lugar no ranking geral em Niterói).






HINO DO COLÉGIO PEDRO II
 
Nós levamos nas mãos

O futuro de uma grande e brilhante nação

Nosso passo constante e seguro

Rasga estradas de luz na amplidão

Nós sentimos no peito 

O desejo de crescer, de lutar, de subir

Nós trazemos no olhar o lampejo

De um risonho fulgente porvir

Vivemos para o estudo,

Soldados da ciência

O livro é nosso escudo

E arma a inteligência.

Por isso, sem temer

Foi sempre o nosso lema

Buscarmos no saber

A perfeição suprema.

Estudaram aqui brasileiros

De um enorme e subido valor

Seu exemplo segui, companheiros

Não deixemos o antigo esplendor

Alentemos ardente

A esperança de buscar, de alcançar, de manter

No Brasil a maior confiança

Que só pode a ciência trazer.

Vivemos para o estudo,

Soldados da ciência

O livro é nosso escudo

E arma a inteligência.

Por isso, sem temer

Foi sempre o nosso lema

Buscarmos no saber

A perfeição suprema.

Música: Francisco Braga
Letra: Hamilton Elia



Tabuada 

-Ao Pedro II, tudo ou nada?
-Tudo!
-Então, como é que é?
-É tabuada!
-3 x 9, 27
-3 x 7, 21
-menos 12, ficam 9
-menos 8, fica 1.
-Zum, zum, zum,
-Paratimbum,
-Pedro II !





Setor de Comunicação Social do Campus Niterói