quarta-feira, 6 de abril de 2016

Inauguração do Novo Prédio do Campus Niterói marca mês de abril.

O Diretor-Geral do Campus Niterói Marcelos Caldeira, o Reitor Oscar Halac, o Prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o Secretário Estadual de Educação Antonio Neto.

A inauguração do novo Campus Niterói na manhã desta terça-feira, 5 de abril, já entrou para a história do Colégio Pedro II. A solenidade foi prestigiada por servidores da escola e dos demais campi do CPII, autoridades ligadas à educação e de outros órgãos, pais, responsáveis. O evento contou com o comparecimento em peso dos estudantes. Muitos deles participaram também da apresentação musical do evento.

Na abertura, um coral formado por cerca de 100 alunos do Campus, acompanhado por uma banda e regido pelo maestro Leandro Goretkin, participou da execução do Hino Nacional. O coral também fechou a solenidade com chave de ouro, apresentando uma versão mais moderna do Hino do Colégio Pedro II, seguida de outras composições.

Coral e banda de alunos comandados pelos professor Leandro Goretkin executaram nova versão do Hino do CPII.
 
O Campus
A construção de uma escola nos padrões do Colégio Pedro II foi uma promessa feita às comunidades de Niterói e adjacências há 10 anos, quando da criação da então Unidade Descentralizada de Niterói, que primeiramente funcionou em uma escola do município, passando depois para um Ciep, cedido pelo governo do estado.

O novo campus custou cerca de R$ 17 milhões aos cofres da União e conta com 10.417,64 m² de área total, sendo 6.441,32 m² de área edificada construída. No primeiro andar, encontram-se 15 salas de aula com 58 m² cada, todas equipadas com ar condicionado, ventiladores e forro acústico. Neste piso foi construída também uma quadra poliesportiva.

No térreo ficam a biblioteca, auditório para 143 lugares, laboratórios de Informática, Línguas Estrangeiras, Artes, Biologia, Química, Física e Humanidades e um pátio coberto com 1.140 m² de área que abriga arquibancada, cantina, sala do Núcleo de Apoio à Necessidades Específicas (Napne), grêmio e enfermaria. No mesmo piso encontram-se ainda os refeitórios de alunos e de professores, cozinha industrial, despensa, vestiários e um castelo d’água.

Rede Federal
O diretor-geral do Campus Niterói, Marcelos Caldeira, destacou em seu discurso que a construção da escola somente foi possível graças à consolidação da Rede Federal de Ensino no País. “Sem investimentos do governo federal não teríamos a expansão do CPII, primeiramente em Realengo, e depois aqui em Niterói, seguido por Duque de Caxias, na baixada Fluminense”, ressaltou.

Presença em peso da Comunidade Escolar.

Marcelos agradeceu a presença dos presentes, em particular do ex-alunos que foram prestigiar o evento, e aos atuais estudantes do Campus. “A estes, peço para cuidarem com carinho do novo colégio e aproveitarem a oportunidade de estudar aqui. Muitos gostariam de estar em seus lugares. Seus filhos também podem estudar aqui um dia”, enfatizou.

O reitor do CPII, Oscar Halac, também agradeceu a presença da comunidade escolar e das autoridades que prestigiaram o evento. Ao relembrar da história do Campus, Halac citou o nome do professor Wilson Choeri, o grande responsável pelo processo de expansão do CPII, que confiou ao atual reitor a direção-geral da recém-criada Unidade Descentralizada de Niterói.

Halac destacou a presença dos colegas reitores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Paulo Assis. Os dois institutos, assim como o CPII, fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica  e Tecnológica, conhecida como Rede Ifes.

Projeto de Interiorização
“Esse Campus que agora entregamos é mais uma das muitas obras que foram concluídas no projeto de interiorização da Rede Federal de Ensino, iniciado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, destacou.

Antes de finalizar seu discurso, o reitor do Colégio Pedro II leu a Carta em Defesa da Democracia e da Ordem Constitucional, assinada pelos dirigentes do CPII.

O secretário de Estado da Educação, Antônio Neto, disse que estava feliz por estar na inauguração de um novo Campus do Colégio Pedro II e que representava também o governador Luiz Fernando Pezão e o governador em exercício Francisco Dornelles.  

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou aos presentes que o CPII é uma referência no ensino e que o novo Campus de Niterói vai oferecer melhores condições de ensino e pesquisa aos estudantes.

Depoimentos

“O Campus está lindo, maravilhoso. Não vejo a hora de começar a estudar aqui” - Kassiane Rangel, aluna do 2º ano do Campus Niterói

“Esse campus é um sonho que se concretiza. Há muito que esperávamos pela conclusão dessa obra. Também não vejo a hora de começar a estudar aqui” - Emanuela Freitas, aluna do 2º ano do Campus Niterói

"Achei a estrutura sensacional. Antes não os laboratórios eram compartilhados  e agora teremos um para cada disciplina" - Mariana Rodrigues, aluna da 3ª série do Campus Niterói

“Fui aluno da primeira unidade, quando ainda funcionava na escola primária. Estou achando o campus lindo, grande. Agora vão poder ser desenvolvidas todas as atividades que se imaginou para o campus” - Hugo Félix, ex-aluno e publicitário

“O Campus está lindo! E pensar que o CPII quando chegou aqui funcionava em uma escola primária. Agora conta com tudo o que se precisa para trabalhar. Dá até vontade de voltar a dar aulas” - Luiz Fernando Calazans, professor do Campus Niterói entre 2007 e 2010

"Quem passou pelos três espaços não tem como descrever o encantamento com o novo campus. estamos muito animados com a perspectiva de desenvolver trabalhos que antes não conseguíamos devido a estrutura" - Mônica Coimbra, professora de Inglês

“Para nós, este novo campus é uma conquista muito grande. É uma nova estrutura para um colégio como o CPII. Temos alunos com necessidades específicas que, a partir de agora, receberão um tratamento ainda mais adequado” - Verônica Souza Silva, chefe do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (Sesop) do Campus Niterói

"Gostei muito do novo campus. O ensino já era muito bom e agora vai melhorar bastante com os laboratórios dedicados às disciplinas" - Monica Montenegro, mãe da aluna Gabriele, da 2ª série

 "Estava bastante ansiosa para a inauguração, acompanhei a construção do campus, ficou lindo!" - Lorraine Vicente, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Campus Niterói

"Achei tudo ótimo, o espaço é bem grande, com bastante espaço para os alunos circularem" - Sarah Santos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Campus Niterói


Confira abaixo mais fotos do evento.

À esquerda, o Diretor Pedagógico Walber Melo, ao centro, o Diretor-Geral Marcelos Caldeira e, à direita, o Diretor Administrativo Diogo Brum.

O Professor de Educação Musical do Campus Niterói e Maestro Leandro Goretkin regendo a apresentação do Coral e banda do CPII Niterói.


Alunos, ex-alunos, pais e responsáveis, professores e demais servidores vieram prestigiar em peso a inauguração.





Presença de autoridades importantes e do Reitor Oscar Halac marcaram o evento.

Da esquerda para a direita, a Professora de Biologia Gabriela Bevilacqua, o Diretor Administrativo Diogo Brum, o Diretor-Geral Marcelos Caldeira, o Diretor Pedagógico Walber Carvalho, o Professor de Desenho Leonardo Bueno e o Professor de Física Anderson.


Professor Leandro e o Coral: emoção na hora do hino do CPII.


Alunos do Campus participantes da apresentação musical para a inaguração.







Texto por CCS - Coordenadoria de Comunicação Social CPII
Fotos por CCS e SGP Niterói
SECOM Niterói