segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PARTICIPAÇÃO DE ALUNAS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE BIOLOGIA DO CAMPUS NITERÓI NO VII EREBIO, REALIZADO NO CAMPUS GRAGOATÁ DA UFF, EM 06/08/2015

     
      As alunas Lia Vieira Peclat e Teresa Mourão, que estão cursando a segunda série do Ensino Médio, no campus Niterói do Colégio Pedro II, apresentaram comunicação oral sobre o trabalho que desenvolvem sob orientação da Prof. Claudia Sordillo, no VII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, realizado no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em 06/08. O seguinte resumo foi publicado no livro de resumos e programação do evento:

TOMANDO CONTATO COM A PESQUISA CIENTÍFICA EM BIOLOGIA ATRAVÉS DA COLETA DE DÍPTEROS MUSCOIDES NO CAMPUS NITERÓI DO COLÉGIO PEDRO II

     Utilizando armadilhas para a coleta de moscas, espera-se que alunos do E.M. conheçam parte da fauna do campus Niterói do Colégio Pedro II.
     Após as coletas, os alunos farão a análise qualitativa e quantitativa das espécies associadas a esse ambiente, percebendo como o homem pode criar condições que favorecem o desenvolvimento de algumas espécies de seres vivos em ambiente antrópico e excluem outras.
     Assim, os alunos terão a oportunidade de aplicar em pesquisa científica básica, no seu próprio ambiente formal de estudo, os conhecimentos que adquirirem em sala de aula, vivenciando o método científico.  (RE 121, p. 48).

     Este trabalho está sendo desenvolvido com o apoio da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgepc), aprovado nas chamadas 4, de 2014 e 2, de 2015 (apoio a projetos de Iniciação Científica Júnior).