quarta-feira, 31 de outubro de 2018

II Festa Anglo-Franco-Hispânica de Niterói


II Festa Anglo-Franco-Hispânica de Niterói promoveu reflexão cultural sobre línguas colonizadoras.

No dia 17 de outubro, foi realizada a II Festa Anglo-Franco-Hispânica do Campus Niterói. Esse evento representa a culminância do projeto interdisciplinar desenvolvido pelas equipes de Língua Estrangeira, que tem por objetivo promover o contato da comunidade escolar com a cultura de países onde inglês, francês e espanhol são as línguas oficiais.

A edição deste ano buscou dar visibilidade às culturas e realidades vividas em países não centrais, falantes das línguas estrangeiras oferecidas na instituição. A proposta foi construída a partir da problematização da hegemonia cultural de alguns países que detêm um grande poder econômico e político no mundo contemporâneo.

O resultado do trabalho de pesquisa e debate desenvolvidos ao longo do 2º trimestre foi apresentado por cada turma, que representou um dos 18 países, por meio de comidas típicas, dança, poesia, música, teatro, apresentações orais bilíngues, jogos online, além de caracterização e ornamentação de stands temático-culturais.

Além de ter sido uma celebração multicultural, a II AFH inovou ao promover uma reflexão sobre a relação entre o francês, o espanhol e o inglês enquanto línguas oficiais colonizadoras e a identidade cultural desses países pesquisados.