quinta-feira, 8 de novembro de 2018

EVENTOS DA BIBLIOTECA NO MÊS DE OUTUBRO

A Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes completou no dia 13 de outubro seus 2 anos de reinauguração. Para comemorar essa data e o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares a equipe da Biblioteca do Campus Niterói realizou uma série de eventos. Na semana do dia 15 a 19 de outubro foram realizadas as comemorações no espaço que reuniu a equipe da Biblioteca, estagiários, ex-alunos e alunos do campus que participam de projetos realizados pela biblioteca como o Saber Livre e o Clube do Livro. A confraternização com lanche aconteceu no dia 16 para celebrar o aniversário de 2 anos da reinauguração da Biblioteca que ganhou até decoração de aniversário. 



Confraternização do aniversário de 2 anos da Biblioteca

Também no dia 16 foi inaugurada a exposição “Cores Encantadas” do aluno Milton Alves Cabral Neto da turma 2102 que serviu de plano de fundo para as comemorações da Biblioteca, além de ajudar a enfeitar o espaço. A exposição era composta por desenhos feitos à mão com temáticas de livros e filmes feitos pelo Milton chamou a atenção de diversos alunos que se disseram inspirados pela ideia.

         

                                                                Fotos da exposição “Cores Encantadas”


Fotos da exposição “Cores Encantadas”

Além do aniversário da Biblioteca, o mês de outubro também foi marcado pela comemoração da Semana do Livro e da Biblioteca e o Dia Nacional do Livro. Em homenagem à essas datas foi realizada a exposição “Livros Banidos”. A exposição foi inspirada no movimento internacional Banned Books Week, tradição dos Estados Unidos ode os livros “mal falados” do ano ganham um espaço para a discussão nas bibliotecas, livrarias e escolas e tem como objetivo celebrar a liberdade de leitura e do leitor. Como forma de participar da campanha e de incentivar o direito de ler foram selecionados os livros de nosso acervo que fazem parte dos livros banidos em diversos países, pelos mais diversos motivos, como Alice no País das Maravilhas, um clássico de Lewis Carroll, banido por conter animais falantes. A exposição atraiu muitos alunos que a visitaram frequentemente para ler os motivos que levaram os livros a serem banidos. Muitos dos livros que fizeram parte da exposição foram emprestados durante a semana.

   

Exposição “Livros Banidos”

Exposição “Livros Banidos”

Exposição “Livros Banidos”

O fim da exposição “Livros Banidos” deu lugar a exposição “Um corpo na biblioteca” que tinha como objetivo divulgar os títulos de suspense e terror do acervo, além de celebrar o Halloween. Montada em 30 de outubro com a ajuda dos alunos no 1º ano do campus, a Biblioteca recebeu uma decoração temática bem assustadora com caveiras, caldeirões de bruxa, aranhas e até sangue falso. Essa última exposição fecha com chave de ouro as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes do Campus Niterói.
As fotos dos eventos foram todas divulgadas nas redes sociais da Biblioteca para a comunidade escolar (facebook.com/@bpgln e instagram.com/bibliotecacp2niteroi)


Exposição “Um corpo na biblioteca”















Alunos do 1º ano ajudaram na decoração temática da Biblioteca

Exposição “Um corpo na biblioteca”



Atenciosamente,
Equipe da Direção