Caros/as estudantes,
Apresentamos abaixo um relato detalhado sobre o processo de decisão dos seus representantes a respeito da destinação dos armários (guarda-volumes) de alunos.
No CART (Conselho de Alunos Representantes de Turma) realizado em 21/03, foi proposto pela Direção do Campus que todos os estudantes tivessem igual oportunidade de uso dos armários localizados no andar das salas de aula. Para isso, cada representante conversou com sua turma e apresentou no CART realizado em 28/03 sua proposta, manifestando concordância ou não com a reorganização e o compartilhamento de armários. A figura abaixo mostra as turmas que apresentaram suas propostas:
As propostas foram enviadas por escrito à Direção, que as compilou de modo a criar uma cédula de votação na qual todas as propostas estivessem representadas e viabilizassem o processo decisório. O diagrama de votação (figura abaixo) foi, então, apresentado no CART realizado em 01/04 e aprovado por unanimidade pelos representantes para servir como base para votação e decisão sobre o destino dos armários.
A votação, assim, ocorreu em duas etapas. A primeira englobou a decisão primordial (questão 1). A segunda englobava as questões consequentes da primeira decisão (conforme ilustrado).
Durante todo o processo, a Direção funcionou como mediadora e orientadora sobre questões legais, técnicas e administrativas, abstendo-se do voto. Todos os representantes presentes puderam, antes da votação, tirar suas dúvidas e manifestar-se livremente.
Aprovado o processo, a votação ocorreu e obteve o seguinte resultado:
Assim, conforme resultado apresentado, o Conselho de Representantes de Turma tomou de forma isonômica e por votação as seguintes decisões:
- os armários serão compartilhados entre todos os alunos (1.a);
- as duplas ocupantes de um mesmo nicho serão formadas por afinidade (2.a);
- os armários pequenos ou restantes serão sorteados para uso individual (3.a);
- a condução da divisão será feita por representação geral (não por turma) (4.b);
- a distribuição procurará manter, dentro do possível, a vinculação aluno-armário atualmente existente (5.a).
Por fim, salientamos a todos a necessidade de que esvaziem seus armários e deixem-nos destrancados, com as portas fechadas, até segunda-feira (04/04), para que sejam transportados para o novo prédio na terça-feira (05/04). O/A aluno/a que não puder retirar o material até o prazo estipulado, deverá procurar antecipadamente a Assessoria da Direção do Campus para informar sua situação. De outro modo, aqueles que permanecerem trancados terão seus cadeados descartados e o material deixado no interior será também descartado ou doado.
Enquanto não for concluída a nova distribuição dos armários, eles poderão ser ocupados no novo prédio do mesmo modo como já são ocupados atualmente.
Atenciosamente,
Equipe da Direção