quarta-feira, 6 de maio de 2015

Professoras de Biologia do Campus Niterói ministram palestras e minicurso no III EREBIO na UFJF

Professoras do Departamento de Biologia e Ciências do Campus Niterói participaram do III EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia - ministrando oficinas e minicursos. As atividades foram realizadas com o máximo de inscritos, dentre licenciandos, professores do ensino básico e de graduação. O III EREBIO aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2015, intitulado "Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades". Esse tema visou estimular o debate acerca da Educação em Ciências e Biologia em um contexto de múltiplos e complexos desafios colocados aos professores. O encontro foi estruturado de forma a oferecer ao público participante uma diversidade de vivências formativas, incluindo a realização de conferência, mesas-redondas, minicursos, oficinas, dentre outros. Além de participar das atividades, os inscritos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa e de produção docente vinculada à Educação em Ciências e Biologia. Veja abaixo os trabalhos desenvolvidos pelas professoras de Biologia do CPII Niterói, Mônica Narciso, Cláudia Sordillo e Gabriela Bevilacqua.





- Oficina "Sexualidade e Diversidade: uma proposta didática".

A ideia central da oficina é propor uma experiência de formação docente na construção de abordagens voltadas para o respeito às diversidades sexuais. A oficina reúne fragmentos colhidos no dia-a-dia da sala de aula, em meio às diversas perguntas e apreensões dos adolescentes, desejosos de um espaço aberto onde possam expor suas questões e trocar suas experiências.  A estratégia da oficina prevê seis momentos, divididos da seguinte forma: 1.dinâmica de acolhida; 2.apresentação dos objetivos; 3.apresentação do curta-metragem "Eu não quero voltar sozinho" (2010); 4.discussão do curta a partir de questões norteadoras; 5.Técnica do Jogral das palavras; 6. Término: leitura do jogral. Sendo assim, esta atividade tem como objetivo desenvolver nos professores uma visão mais ampla da sexualidade, reconhecendo a importância de se proporcionar na sala de aula um espaço de problematização, mas sobretudo de valorização da comunicação com o outro. A temática trazida pelo curta-metragem combinada com a técnica da dinâmica de grupo permitem a discussão da homossexualidade junto aos adolescentes, com ênfase na compreensão da diversidade e na capacidade de aprendermos a respeitá-la e a conviver com ela.

Proponente:  Prof.ª Mônica Narciso Guimarães (Colégio Pedro II).


- Oficina "Doce código".

Através do emprego de metodologias práticas e lúdicas, a oficina propõe utilizar jujubas, arames, palitos e retângulos de EVA, a fim de discutir estratégias didáticas que favoreçam a compreensão de conteúdos abstratos e complexos da Biologia Molecular, tais como: composição química dos ácidos nucleicos, duplicação semiconservativa do DNA, código genético, transcrição, tradução e efeitos de mutações genéticas em nosso organismo. 
Proponentes: Profa Msc Cláudia Maria de Oliveira Sordillo (Colégio Pedro II) e Profa Doutoranda Gabriela Dias Bevilacqua (Colégio Pedro II e Programa Ensino em Biociências e Saúde – IOC/ FIOCRUZ).


Minicurso "Avaliações em larga escala: estratégias de análise das matrizes de referência e de itens de Biologia da área de Ciências da Natureza".

Nesse minicurso será analisada a matriz de referência de Ciências da Natureza do ENEM e sua aplicabilidade ao trabalho docente através de dinâmica com os participantes. Serão discutidos aspectos sobre as habilidades, os objetos de conhecimento e dados disponibilizados pelo INEP sobre os itens.

Proponentes: Profa Dra. Denise Maria Mano Pessôa (Colégio Pedro II e da PUC/ RJ); Profa Doutoranda Gabriela Dias Bevilacqua (Colégio Pedro II e Programa Ensino em Biociências e Saúde –IOC/ FIOCRUZ) e Profa Ms Cláudia Maria de Oliveira Sordillo (Colégio Pedro II).




 Fontes: informações cedidas pela Profª Gabriela Bevilacqua e site da III EREBIO em http://www.ufjf.br/erebio/ .