segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Aberto 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União com prêmios de até dez mil reais.

A Defensoria Pública da União convida todos os estudantes da rede pública de ensino a participarem do seu 4º Concurso de Redação. O tema deste ano é "Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça", em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para trabalhar o tema junto aos participantes, a unidade da Defensoria Pública da União em Niterói se coloca à disposição das instituições de ensino e unidades socioeducativas para realizar palestras e ações.
O interesse da Defensoria é despertar o interesse dos alunos por temas relacionados à educação em direitos e cidadania. Para isso, é fundamental o engajamento de professores e gestores que incentivem o debate dentro do ambiente escolar e fora dele.
Os primeiros lugares serão premiados com um tablet e cada uma das três escolas que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar receberá o valor-prêmio de R$10.000 (dez mil reais).
Os gestores e professores que tiverem interesse em realizar palestras e ações junto à Defensoria Pública da União em Niterói podem entrar em contato através do telefone e e-mail a seguir:
3602-1633 – serej.nsi@dpu.def.br | Bárbara Valle e Rafael Amorim
Abaixo, segue um resumo das informações contidas no site do concurso http://dpu.def.br/concursoderedacao


Quem pode participar

O concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e aos adultos em situação de privação de liberdade, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como a todos os internos das penitenciárias federais.
Categoria Redação I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive EJA
Categoria Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico, e alunos da modalidade Jovens e Adultos - EJA seriado - do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Categoria Redação III: alunos em cumprimento de medida socioeducativa de internação (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio)
Categoria Redação IV: alunos em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do EJA)
Categoria Redação V: pessoas em situação de privação de liberdade, em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal do país.
Categoria-Escola: estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do Concurso


Inscrições e realização dos trabalhos

As inscrições devem ser feitas pelo site do concurso http://dpu.def.br/concursoderedacao  até o dia 12 de outubro. No site, ainda é possível ter acesso ao edital e a materiais de apoio, como a cartilha “Guia do Professor”.
Os professores deverão trabalhar o tema com os alunos, incentivando seu debate tanto no ambiente escolar, como no extraclasse. Os trabalhos deverão ser realizados em sala de aula e, posteriormente, postados em formulário próprio disponível no site.


Cronograma
Inscrições: até 12/10/2018
Início das correções: 15/10/2018
Divulgação dos resultados: 16/11/2018


CLIQUE AQUI PARA ABRIR A CARTILHA.






Texto: Bárbara Valle, Rafael Amorim
Setor de Resolução Extrajudicial - SEREJ
Defensoria Pública da União em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí - RJ

Direção Campus Niterói
Assessoria da Direção Campus Niterói
Comunicação Social Campus Niterói