quarta-feira, 21 de setembro de 2016

REGULAMENTO PARA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA IV FEIRA CIENTIFICA LITERÁRIA DO INSTITUTO VITAL BRAZIL


INFORMAÇÕES GERAIS

Informamos que os alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II podem submeter  os seus trabalhos no Projeto Jovem Cientista do Instituto Vital Brazil.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de resumos até 27/09/2016
Data de realização do evento: 13/10/2016 (na Semana Cultural do CPII- Niterói)

CONTEÚDO E FORMATAÇÃO

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma técnico-científica de RESUMO. 
O resumo deve ser redigido em português do Brasil e conter, na ordem: Título, nome completo dos autores e orientadores acompanhados de suas respectivas instituições de vínculo, introdução apresentando a justificativa, objetivo, metodologia, resultados, conclusões.
Deve conter 1 página, em formato “.pdf”, digitados em Arial 12, página A4, espaçamento entre linhas simples. O título deve expressar exatamente o conteúdo do resumo, limitado a 200 caracteres (incluído os espaços). O texto (introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões) deverá ter no mínimo 350 e no máximo 400 palavras.
A revisão linguística e o conteúdo dos trabalhos serão de responsabilidade do(s) autor(es).

SUBMISSÃO

Todos os trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Científica, através do e-mail:
ceavitalbrazil@gmail.com, somente uma vez, até as 23h59m do dia 27 de setembro de 2016 (terçafeira). Não serão aceitos trabalhos após o período determinado.
No campo ASSUNTO do e-mail deverá ser escrito somente “Submissão Trabalhos Científicos da IV Feira Científica Literária”. O corpo do e-mail deve conter as seguintes informações: nome completo dos autores, orientadores e respectivas instituições de vínculo e título do trabalho. 
A submissão do resumo será confirmada por mensagem eletrônica.
A apresentação de trabalhos deverá ser na forma de pôster. 
Todos os resumos submetidos terão seu conteúdo rigorosamente avaliado pela Comissão Científica de acordo com os Critérios de Avaliação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos trabalhos será realizada em duas etapas: 
1ª etapa – Avaliação do trabalho escrito (Resumo)
2ª etapa – Avaliação da apresentação do trabalho em pôster. 
As etapas são independentes, cada uma delas tem itens de avaliação diferentes. Para estabelecimento da ordem de classificação dos melhores trabalhos, será considerada a soma das médias obtidas em cada etapa.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

A Comissão Científica considerará os seguintes critérios para a avaliação dos trabalhos escritos:
        Aspectos gerais: aplicabilidade da pesquisa; respeito às normas de formatação estabelecidas pelo evento; clareza e coerência da redação; qualidade técnica e científica do trabalho.
        Conteúdo do trabalho: coerência e clareza do título e objetivos, introdução contextualizada, relevância da justificativa, adequação e descrição completa da metodologia, apresentação clara dos resultados e qualidade dos dados, análise dos resultados e discussão com base no referencial teórico, referencia das citações.
Cada critério será avaliado por itens que serão pontuados entre 1 (muito ruim) e 5 (muito bom), com escala de 1 ponto de variação. O somatório da pontuação obtida será transformado em nota final através de tabela de equivalência predefinida.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

A Comissão científica considerará os seguintes critérios para a avaliação das apresentações dos trabalhos: Pontualidade (cada apresentação terá tempo máximo de 10min), uso adequado do tempo e distribuição dos tópicos no tempo, seleção de informações apresentadas, clareza na dicção e linguagem utilizada, postura, domínio do assunto.
Cada critério será avaliado por itens que serão pontuados entre 1 (muito ruim) e 5 (muito bom), com escala de 1 ponto de variação. O somatório da pontuação obtida será transformado em nota final através de tabela de equivalência predefinida.
 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE POSTERES

O pôster deve seguir o modelo padrão do Vital Brazil com logo do Projeto Jovem Cientista.
Deverá conter título, nome dos autores, orientadores (pesquisadores e/ou professores) e respectivas instituições, obrigatoriamente, da mesma forma como no trabalho que foi submetido ao evento. O texto do pôster, autoexplicativos, deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro, com as informações organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis.
Os pôsteres deverão ser afixados e retirados pelos autores conforme instruções no dia do evento.

Os autores deverão estar próximo ao pôster durante o horário indicado para a avaliação pela Comissão Científica. É proibida a apresentação por terceiros não autores. Trabalhos não afixados ou apresentados não terão direito ao certificado. 

LOCAL DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO CAMPUS NITERÓI

A apresentação dos pôsteres será no refeitório dos servidores do campus Niterói e  em uma sala a ser definida posteriormente.

Atenciosamente,
Equipe do NAPNE