quinta-feira, 31 de março de 2016

Inauguração do novo prédio do Campus Niterói marca início de abril.

Alunos que queiram acompanhar a inauguração devem ir uniformizados e servidores devem apresentar crachá de identificação.























No dia 5 de abril, o Colégio Pedro II inaugura o novo prédio do Campus Niterói. A solenidade acontece a partir das 10h, com a participação da comunidade escolar e possível presença de autoridades do Governo Federal.

Já confirmou presença o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Antonio José Vieira de Paiva Neto, que vai representar o governador em exercício Francisco Dornelles. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também deverá prestigiar o evento.

O reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, ressalta a importância do novo Campus para a comunidade de Niterói, São Gonçalo e Região dos Lagos. “Essa foi uma promessa feita em 2006, quando da criação da unidade descentralizada de Niterói”, observou. Inicialmente, o Colégio funcionou em uma escola do município, passando, no ano seguinte, para o Ciep Governador Roberto Silveira, no Bairro Barreto, onde também foi construído o novo prédio. 

Oscar Halac também destacou o fato de o novo campus ter sido construído exclusivamente com verba pública. “Esse campus é uma prova da política de sucesso de interiorização do ensino, de acordo com os objetivos da Rede Federal de Ensino, nascida durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e que teve continuidade no atual governo”, afirmou o reitor.

Arquitetura contemporânea

Fachada do novo prédio do Campus.




















O novo Campus  tem 10.417,64 m² de área total, sendo 6.441,32 m² de área edificada construída. De arquitetura contemporânea, possui aspecto clean, ambientes amplos e grandes espaços abertos, repletos de ventilação cruzada e iluminação natural.

Para sediar o novo Campus, foi construído um prédio novo, com área total de 5.137 m². No primeiro andar, encontram-se 15 salas de aula com 58 m² cada, todas equipadas com ar condicionado, ventiladores e forro acústico. No mesmo piso, foi construída uma quadra poliesportiva, equipada com arquibancada, vestiários, salas para atendimento e guarda de material esportivo.

Quadra poliesportiva do novo prédio fica localizada no andar de cima.
No pavimento térreo do prédio novo, encontra-se a área administrativa do Colégio, com mais de 240 m² e 12 ambientes, todos climatizados. Nesse nível estão seis dos oito laboratórios da escola: Línguas Estrangeiras, Artes, Biologia, Química, Física e Humanidades. O pátio coberto tem 1.140 m² de área e possui arquibancada, cantina, sala do Napne, grêmio e enfermaria.

Também foi reformada uma edificação existente, com 1304,47 m² de área. No térreo, foram construídos o refeitório de alunos e de professores, cozinha industrial, despensa, vestiários, pátio interno e o castelo d’água. No primeiro pavimento, estão os laboratórios de Informática, ampla biblioteca e auditório com capacidade de 143 lugares.

Vista do pátio do novo prédio.
Acessibilidade
Integrando o prédio novo ao reformado, existe uma passarela em estrutura metálica, interligada ao elevador panorâmico, projetado para atender aos portadores de necessidades especiais. O novo Campus Niterói é acessível, possui sinalização, piso tátil e rede de incêndio. Estão distribuídos em toda a nova unidade 11 blocos de banheiros e vestiários, masculino, feminino e para portadores de necessidades específicas.

De acordo com a engenheira fiscal da obra, Francielly Andrade Madeiro, durante a construção foram empregadas soluções modernas e arrojadas de engenharia, como a grande cobertura termo acústica do tipo roll-on, que se estende por todo o prédio novo com vão livre de 34m, lajes steel deck e toda a edificação nova em estrutura metálica. A infraestrutura da nova unidade também conta com fossa séptica, estação elevatória de esgoto, subestação de alta para média e baixa tensões e sistema de reaproveitamento de águas pluviais.

Pronatec
Atualmente, estudam no Campus Niterói cerca de 600 alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Atuam ainda no Colégio 38 servidores técnico-administrativos e 36 professores.  Segundo informou Oscar Halac, há previsão de que no turno da noite sejam criadas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma parceria com a Prefeitura de Niterói.



Texto e fotos por CCS - Coordenadoria de Comunicação Social CPII

SECOM Niterói