sábado, 5 de setembro de 2015

Palestra sobre Drogas é ministrada por Agentes da Polícia Federal para pais e alunos.

No dia 2 de setembro, Agentes da Polícia Federal do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - GPRED -, subordinado à Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-PF/RJ), ministraram palestra para pais e alunos do Campus Niterói sobre prevenção ao uso indevido de drogas.

Os Agentes Jardel Pereira e Paulo Bastos proferiram a palestra que abordou objetivamente tópicos como os principais tipos de drogas, a diferença entre usuário e dependente, além dos principais questionamentos e reflexões sobre as consequências do uso. "A palestra tem o intuito de mostrar aos adolescentes o que a droga representa no contexto social e como é feita a cooptação da juventude para a sua utilização, bem como a sua ação a nível físico e emocional", explica o Agente Paulo Bastos. "Também abordamos os ordenamentos jurídicos a respeito, incluindo o Código Penal, explicando o papel da Polícia Federal, e como a família deve ser inserida nesse contexto", conclui Paulo.

O evento contou ainda com a presença do cão Yoshi, da Unidade de Cães de Serviço da PF-RJ. "Utilizamos cães da raça Pastor Alemão, geralmente vindos dos Estados Unidos, sendo treinados para serem farejadores de droga ou de explosivos. Os cães ficam em serviço no máximo até os sete anos de vida; atingindo essa idade, são aposentados do serviço, dando-se preferência ao agente operador do cão para que fique com o mesmo", explica o Agente Jardel, responsável pelo canil do Rio de Janeiro. Yoshi tem cinco anos de serviço auxiliando no farejamento de drogas. 

A droga atua nos neurotransmissores estimulando o sistema de recompensa cerebral, dando sensação de bem estar, euforia e autoconfiança. Entretanto, "a principal coisa que se pode perder com o uso das drogas é a própria liberdade; elas determinam o que você tem que fazer o tempo todo", conclui Jardel.

Alunos da segunda série com o Agente Jardel e o cão Yoshi .


Setor de Comunicação Social