terça-feira, 30 de junho de 2015

Campus ministra Oficina de Braille e Oficina de Produção de Materiais Pedagógicos para Deficientes Visuais. Encerramento da Oficina de Braille terá presença do Coral de alunos do Instituto Benjamin Constant.



Oficina de Braille no Campus Niterói
No dia 14 de maio teve início a Oficina de Braille do Campus Niterói. As aulas de nível básico estão sendo ministradas pela servidora do NAPNE, Suellen Destefani, e vão até o dia 7 de julho. O projeto conta com 28 inscritos entre alunos, servidores e funcionários, divididos em duas turmas. 
A oficina tem como objetivo a democratização da aprendizagem do Sistema Braille através de uma abordagem lúdica, informativa e sensibilizadora, colocando o público em contato com o contexto da deficiência visual. Visa ainda a colaborar para um ambiente institucional mais inclusivo, promovendo a acessibilidade e estimulando o aprendizado do Braille, dada a sua importância para a inclusão social. 


Servidoras Suellen e Maria Helena do NAPNE Niterói com participantes da Oficina de Braille.

Oficina de Produção de Materiais para pessoas com Deficiência Visual
No 26 de junho o Campus Niterói recebeu o Coordenador de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo, Humberto Bethoven de Mello, e as professoras de Apoio Especializado Valquíria Viana e Fatima Alves, para realizarem uma Oficina de Produção de Materiais Especializados para Alunos com Deficiência Visual. O evento foi voltado para os participantes da Oficina de Braille e também para os demais alunos, servidores e funcionários do Campus.

A Servidora Suellen com as professoras Valquíria e Fatima e o professor Humberto.
A Oficina de Produção de Materiais mostrou algumas técnicas de produção de recursos e tecnologias para serem utilizados como instrumentos facilitadores da aprendizagem de alunos com deficiência visual em sua vida escolar. A professora da Oficina de Braille Suellen Destefani informou que mesclar ambas as oficinas foi importante para que os participantes pudessem entrar em contato com o processo de aquisição do conhecimento de alunos cegos ou com baixa visão.


Participantes da Oficina de Produção de Materiais.
O evento contou ainda com uma exposição de materiais produzidos pelos professores e participantes do Curso de Produção de Material Didático Especializado na área de Deficiência Visual, oferecido pela Coordenação de Educação Inclusiva da Prefeitura de São Gonçalo.


Exposição de materiais pedagógicos desenvolvidos para alunos com deficiência visual.


Encerramento da Oficina de Braille
O encerramento da Oficina de Braille do Campus Niterói está marcado para o dia 07 de julho, às 11:45 hrs, no Aquário do Campus. O evento contará com a presença do Coral dos alunos da Reabilitação do Instituto Benjamin Constant, regido pela Maestra Caroline Camargo do Espirito Santo, em conjunto com o Coral do Campus Niterói, regido pelo maestro e professor de música Leandro Goretkin. O evento tem o intuito de comemorar o encerramento da primeira turma da Oficina de Braille, valorizando as diferenças e mostrando que mesmo com limitações, as pessoas com deficiências são capazes de realizar quaisquer atividades.




Setor de Comunicação Social do Campus Niterói.