sexta-feira, 20 de março de 2015

Aula Inaugural Campus Niterói


A tão esperada Aula Inaugural do Colégio Pedro II
Calouros e Veteranos do Campus Niterói interagem
na Aula Inaugural.
Niterói aconteceu no dia 16 de março, às 13 horas, na quadra poliesportiva da escola. Na ocasião, os novos alunos, juntamente com os pais acompanhantes, conheceram um pouco da história do Colégio Pedro II e do Campus Niterói. Foram também apresentados aos professores e demais profissionais que os acompanharão durante todo o Ensino Médio. As apresentações foram seguidas de muitos aplausos. Os calouros, como sempre, foram acolhidos por toda a comunidade CPII Niterói de forma calorosa. Veja o que o Diretor-Geral e os alunos da 2ª Série têm a dizer para os recém-chegados, e o que os calouros esperam dessa nova fase no Pedro II.


Marcelos Caldeira (Diretor-Geral do Campus Niterói)

“Quando os alunos chegam ao Pedro II Niterói, eles passam por duas mudanças consideráveis: uma de estar indo para o Ensino Médio e a outra de ingressar numa nova instituição de ensino com o peso de uma tradição. O Pedro II é diferente de outras escolas por conta dessa tradição. Não que ele seja melhor ou pior que as outras, mas ser uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino básico do Brasil, mantendo um padrão de qualidade no ensino, tem um peso diferente. 

Alunos e Servidores do Campus Niterói na
Aula Inaugural 2015.
“Procuramos na Aula  ambientar os alunos recém-chegados, contando um pouco da história do Colégio e do Campus Niterói. Apresentamos a equipe de profissionais que irá acompanhá-los durante o Ensino Médio e mostramos os resultados obtidos nos vestibulares e em outros concursos e eventos. Mas tão importante quanto os resultados é o valor que se dá à heterogeneidade na escola. No Pedro II há estudantes de todas as classes sociais e origens, não se fazendo nenhum tipo de distinção entre eles. Eu costumo dizer que aqui se leciona e se estuda sem saber quem é filho de fulano ou de beltrano; estando uniformizado, não há diferença, pois todos são acolhidos da mesma forma. Creio que esse acolhimento é o melhor dos trotes.

“A mensagem que eu deixo é a de que todos têm condições de aprender, alguns com mais facilidade, outros com menos; mas o que faz mesmo a diferença é a dedicação do aluno, bem como o comprometimento dos profissionais do colégio e o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem e vida acadêmica do estudante.”

Alunos seguram a tradicional bandeira do Colégio
ao lado da do Brasil: motivo de orgulho.




Professores do Colégio Pedro II Campus Niterói.
  

Alunos da 2ª série da turma 1203 - mensagem para os calouros de 2015.

Camila Barros
“Estudem desde o início, não deixem acumular matéria. Aproveitem as aulas de apoio, tirem todas as dúvidas. Saibam dar valor às amizades. Tão importante quanto o aprendizado em sala é a questão da aprendizagem na formação pessoal, do caráter. Aqui se aprende a respeitar as diferenças e a desenvolver o pensamento crítico.”

Geovanna Batista
“Aproveitem bem os três próximos anos, pois serão, talvez, os melhores da sua vida escolar. Aqui vocês terão a oportunidade de fazer amizades inesquecíveis e de viver experiências incríveis.”

Bárbara Moura
 “O Pedro II é mais do que uma escola, é uma família. Aqui você aprende a pensar, seu senso crítico fica mais aguçado. Nosso uniforme é muito mais que uma simples vestimenta, é uma ‘armadura’. Temos orgulho de vestir esse emblema.”

Nara Paixão
“Aqui vocês irão aprender muito mais do que apenas disciplinas. O CPII muda muito nossa maneira de pensar, faz a gente desenvolver opinião própria. Aqui se fazem amigos para a vida toda, dentre alunos e professores.”

Arthur Zampirolli
“Dou as boas-vindas aos novos alunos. Escolher estudar no Pedro II foi a melhor decisão que vocês poderiam tomar. Estudem bastante. Aqui vocês farão grandes amizades.”

Felipe Matheus Romão
“Sejam bem-vindos, calouros! Parabéns por terem chegado aqui. Os três próximos anos serão os mais intensos de suas vidas escolares. Vocês podem se sentir um pouco perdidos agora, no início do ano, mas isso vai melhorando com o tempo. É natural se assustar e se estressar com as matérias, provas e testes, mas se vocês se dedicarem conseguirão se sair bem.”

Gustavo Cardoso 
“Calouros, vocês fizeram a escolha certa ao entrarem aqui. Os anos vão passar muito rápido, aproveitem ao máximo. Os professores são ótimos. Com certeza vocês serão muito felizes aqui.”

Pais acompanhando os alunos recém-chegados.


Entrevista com alunos da 1ª série – o que eles esperam do CPII.

Felipe Rabelo (turma 2110)
“O CPII tem coisas diferentes que eu não vi em outras escolas. Por exemplo, na primeira semana de aulas, já faremos um passeio para visitar a exposição de Kandinsky com o professor de Artes. Também temos aula de música, o que eu não tinha na outra escola. Estou gostando muito. Espero conhecer muitas pessoas novas.”

Vitória Soares (turma 2112)
“A Aula Inaugural foi uma ótima maneira de nos orientar melhor sobre o Colégio. Espero adquirir aqui uma base de excelência para prestar o vestibular. Achei ótimo haver armários para os alunos guardarem seus pertences. Facilita não precisar levar todos os livros para casa. Na escola anterior não tinha. Os alunos antigos foram bastante interativos, nos acolheram muito bem. Achei ótimo haver um setor como o SESOP, pois é uma forma de saber mais sobre os alunos e poder ajudar.”

Marco Antonio Mendes (turma 2108)
Alunos na Quadra Poliesportiva do Campus Niterói.
“Achei a Aula Inaugural uma ótima forma de se interagir com os professores, demais funcionários e alunos veteranos. Acho a escola ótima pelo o que pude observar até agora. Espero que o Pedro II seja muito mais do que simplesmente um ‘nome’.”

Amanda Gomes (turma 2112) 
“Que os alunos se entreguem mais do que acham que é necessário. Eu achava que estava me empenhando o suficiente quando, na verdade, era necessário mais que isso. Deem o melhor de vocês. Aqui aprendi a gostar mais ainda das disciplinas que já me agradavam. Passei a me interessar mais por aquilo de que não gostava e acabei gostando. Os professores aqui são muito bem preparados, sabem coisas incríveis. Acho que os alunos devem aproveitar esses anos ao máximo. Eu achava que o CPII fosse uma escola como as outras, mas acabei me surpreendendo e aprendendo a ver o mundo de outra forma.”


Comunicação Social do Campus Niterói