Colégio Pedro II - Campus Niterói
Rua Assis Vasconcelos, s/nº, Barreto
Niterói - RJ - CEP: 24110-256
1. Direção do Campus Niterói:
Diretora-Geral: Mônica de Souza Coimbra Queiroz
Diretora Pedagógica: Claudia Almada Gavina da Cruz
Diretor Administrativo: Schneider Thadeu Figueiredo de Andrade
2. Assessoria da Direção:
Este setor tem a função de assessorar o trabalho dos(as) diretores(as), além de recepcionar os(as) alunos(as), servidores(as), pais e visitantes que procuram atendimento na Direção.
Tel.: (21) 2624-3255 | e-mail: cni@cp2.g12.br
3. Coordenação de Disciplina:
Este setor coordena e supervisiona as atividades diárias de cada turno, orientando os alunos em seus aspectos comportamentais.
Tel.: (21) 2624-3277 | e-mail: disciplina.ni@cp2.g12.br
4. Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP):
O SESOP (Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica) trata das questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem. Acompanha o rendimento escolar e atende aos estudantes com objetivo de minimizar as dificuldades encontradas no processo educativo. É o setor que realiza a mediação entre família-escola. Para atendimento aos responsáveis é necessário agendamento prévio.
Tel.: (21) 2624-3266 | e-mail: sesop_niteroi@cp2.g12.br
5. Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE):
O NAPNE foi instituído no Colégio Pedro II pela Portaria nº 906 de 18 de maio de 2012, e é o serviço responsável pelo atendimento a estudantes público-alvo da Educação Especial. Busca oferecer suporte educacional e atendimento pedagógico especializados aos estudantes com necessidades educacionais específicas, propiciando sua inclusão nos espaços e atividades do Colégio Pedro II, favorecendo seu acesso ao conhecimento e buscando desenvolver suas competências e habilidades.
E-mail: napnecp2n@gmail.com
6. Secretaria Escolar
A Secretaria trabalha com toda a documentação individual do aluno, fazendo registros no assentamento escolar, sendo responsável pela emissão de declarações, caderneta escolar, históricos e certificados, dentre outros documentos.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h; sábados, das 07 às 16h20min. Telefone: (21) 2624-3263 | e-mail: secretaria.ni@cp2.g12.br
Tel.: (21) 2624-3255 | e-mail: cni@cp2.g12.br
3. Coordenação de Disciplina:
Este setor coordena e supervisiona as atividades diárias de cada turno, orientando os alunos em seus aspectos comportamentais.
Tel.: (21) 2624-3277 | e-mail: disciplina.ni@cp2.g12.br
4. Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP):
O SESOP (Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica) trata das questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem. Acompanha o rendimento escolar e atende aos estudantes com objetivo de minimizar as dificuldades encontradas no processo educativo. É o setor que realiza a mediação entre família-escola. Para atendimento aos responsáveis é necessário agendamento prévio.
Tel.: (21) 2624-3266 | e-mail: sesop_niteroi@cp2.g12.br
5. Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas (NAPNE):
O NAPNE foi instituído no Colégio Pedro II pela Portaria nº 906 de 18 de maio de 2012, e é o serviço responsável pelo atendimento a estudantes público-alvo da Educação Especial. Busca oferecer suporte educacional e atendimento pedagógico especializados aos estudantes com necessidades educacionais específicas, propiciando sua inclusão nos espaços e atividades do Colégio Pedro II, favorecendo seu acesso ao conhecimento e buscando desenvolver suas competências e habilidades.
E-mail: napnecp2n@gmail.com
6. Secretaria Escolar
A Secretaria trabalha com toda a documentação individual do aluno, fazendo registros no assentamento escolar, sendo responsável pela emissão de declarações, caderneta escolar, históricos e certificados, dentre outros documentos.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h; sábados, das 07 às 16h20min. Telefone: (21) 2624-3263 | e-mail: secretaria.ni@cp2.g12.br
Prazos importantes:
- Segunda Chamada: deve ser solicitada no prazo máximo de 48 horas da data da primeira avaliação;
- Declaração Escolar e documentos afins: entregue em até 48 horas;
- Histórico Escolar: entregue em até 30 dias.
Procedimento para requerer Segunda Chamada:
O aluno que não realizar qualquer prova (estipulada em calendário institucional) terá direito a requerer a 2a chamada na Secretaria do Campus, sem cobrança de taxa. O requerimento deve ser preenchido pelo responsável legal ou pelo próprio aluno, se este for maior de idade (ou emancipado), respeitando o prazo citado. O simples requerimento não garante a aplicação da 2a chamada. Os pedidos serão analisados pela Direção Geral do Campus, ouvindo o professor da turma e o coordenador da disciplina, quando necessário.
Obs.: 2ª chamada de Testes e trabalhos deverão ser tratadas diretamente com o professor responsável pela disciplina.
O aluno perde o direito à segunda chamada quando:
- se atrasar no horário previsto para a realização da prova, sem motivo justificado;
- não realizar a prova, por qualquer motivo, estando presente no colégio;
- por motivo disciplinar, for suspenso das atividades escolares do dia previsto para a avaliação;
- perder o prazo de 48 horas para efetuar o requerimento.
Para maiores informações, dirija-se à Secretaria.
Atualização Cadastral
Ressaltamos a importância do responsável sempre manter atualizado o cadastro do aluno, principalmente os telefones, o endereço e e-mail. O(s) telefone(s) deve(m) ser número(s) de contato imediato para que em situações de emergência o Colégio consiga contatar o responsável rapidamente.
Objetos de valor e proibição do uso do celular
Solicitamos aos responsáveis que fiquem atentos para que os alunos não tragam para o Colégio objetos de valor, tais como “ipod”, “games”, relógios, jóias, etc., pois o Colégio não se responsabiliza por possíveis extravios. No caso de celular e demais equipamentos eletrônicos, é terminantemente proibido o uso em todas as dependências do Campus (Lei nº 4734, de 04/01/2008). Entretanto, está liberada a utilização nos intervalos e horários de recreio, fora da sala de aula, no Pátio Externo. Lembramos que, em caso de urgência, os pais e responsáveis devem entrar em contato com o Campus, que tomará as providências necessárias.
7.Biblioteca
A Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes encontra-se instalada no 2º andar do campus Niterói. Oferece à comunidade acadêmica (alunos, docentes, técnicos e terceirizados) obras didáticas e de literatura em geral, além de material multimídia e jogos educativos. Disponibiliza espaço para estudo individual, salas para estudo em grupo e terminal para consultas rápidas na internet, permitindo ainda a consulta ao acervo (presencial e on-line). Na entrada da biblioteca, ficam localizados o mural de informações e armários para acomodação do material pessoal dos alunos, que devem ser utilizados apenas no período de uso da biblioteca.
Outros serviços oferecidos pela Biblioteca:
- Cadastro: para realização do cadastro na biblioteca é necessário: formulário de cadastro (disponível na biblioteca), devidamente preenchido e assinado pelo responsável; Caderneta de Estudante do CP2 (em caso de aluno maior de idade, a idade deve ser comprovada pela identidade ou declaração fornecida pela Secretaria do Campus). O cadastro é válido para o ano letivo corrente e deve ser atualizado no início de todo ano letivo;
- Empréstimo domiciliar: livros didáticos e de literatura em geral – até 02 itens por até 14 dias; CDs, DVDs, revistas e materiais pedidos em sala de aula – até 02 itens por até 07 dias; livros de consulta são emprestados apenas nos finais de semana (de sábado a segunda);
- Renovação: o empréstimo pode ser renovado por mais 03 vezes (14 dias cada) caso o livro não esteja reservado / sendo usado em sala de aula;
- Reserva: para materiais emprestados, solicite a reserva do material através da lista de espera. Após a chegada do item, você será avisado e terá 24 horas para a retirada do material;
- Empréstimo entre bibliotecas: caso o item que você deseja não esteja disponível na nossa biblioteca, é possível solicitar o empréstimo entre as bibliotecas do Colégio Pedro II. Solicite informações sobre esse serviço no balcão de atendimento da biblioteca;
- Livros digitais: para sua comodidade, quando possível, enviaremos o material solicitado via e-mail no formato pdf. Solicite no balcão de atendimento da biblioteca.
Obs.:
- Em caso de atraso na devolução do material emprestado, o usuário ficará suspenso pela mesma quantidade de dias e não poderá solicitar empréstimo de nenhum material (exemplo: 01 dia de atraso = 01 dia sem empréstimo);
- Em caso de perda ou extravio, o usuário fica comprometido a repor por item idêntico ou, no caso de material esgotado, por algum outro sugerido pela biblioteca.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 18h; sábados, das 07 às 16h00min.
Tel.: (21) 2624-3278 | e-mail: biblioniteroi@cp2.g12.br | blog: bibliotecacp2niteroi.blogspot.com.br | Facebook: fb.com/bpgln | Instagram: @bibliotecacp2niteroi
8. Gabinete Médico
O foco principal do Gabinete Médico é a prevenção e a promoção da saúde. O atendimento do se dá mediante a autorização do responsável legal através do preenchimento de uma Ficha Médica, distribuída na matrícula. O setor não realiza acompanhamento médico ambulatorial.
E-mail: gabmedico.ni@cp2.g12.br
9. Merenda Escolar
A merenda é gratuita e oferecida diariamente aos alunos de ambos os turnos.
Horário de Almoço: de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h30min; sábados, das 11h às 12h.