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quinta-feira, 31 de março de 2016

Projeto Jovem Cientista do Instituto Vital Brazil seleciona alunos do Colégio Pedro II do Campus Niterói.

O colégio Pedro II Campus Niterói, foi convidado para participar do Projeto Jovem Cientista, uma atividade que já é desenvolvida pelo Instituto Vital Brazil com outros colégios estaduais de Niterói e promovido pelo Governo do Estado do RJ. Esse projeto tem como principal objetivo incluir alunos com altas habilidades/superdotação em um sistema de ensino que respeite suas necessidades específicas, e, ao mesmo tempo, fomentar, estimular e criar condições para que esses jovens possam desenvolver seus talentos nas áreas de ciências da saúde, desenvolvimento tecnológico, em uma busca permanente da inovação em educação e ciências.

Da direita para a esquerda, são esses os 10 alunos selecionados: Clarice de Castro Carvalho, Letícia Guedes Fafiães de Souza, Fernanda de Oliveira Gonçalves, Stéfany Moraes de Oliveira, Jenypher Guimarães dos Santos, Thais Rodrigues da Costa, Kassiane Rangel da Mota, Naiara Viegas Portella Lemos, Lucas Gabriel Ferreira Nascimento e Julia Miller Alves da Costa.
Nesta ocasião, os alunos realizaram uma visita técnica ao Instituto Vital Brazil acompanhados por Joyce Braga (TAE) e Suellen Destefani (revisora de Braille), membros da equipe do NAPNE, e outros servidores parceiros desse núcleo, como a servidora Pamela Rosa (Técnica do Laboratório de Biologia) e Carolina Zani, (responsável pelo Laboratório de Estudos Multimídia). Durante a visita, os alunos completaram seu cadastro e entregaram os documentos, mas o maior entusiasmo foi ao preencherem o seguro de vida, a solicitação da bolsa e o termo de ciência e comprometimento, pois foi a tomada de consciência de que outras possibilidades lhes estão sendo proporcionadas!

























Este projeto também conta com a parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), pelo Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) da Escola de Inclusão e o Programa de Pós-Graduação Biologia das Interações/Ciências em Biotecnologia. Trata-se de um passo a mais para o ingresso desses talentos em universidades e centros de pesquisa, contribuindo para a formação de uma mão-de-obra altamente especializada, além de promover dados para pesquisas de pós-graduação sobre a inserção desses alunos em ambientes científicos de estímulo ao aprendizado.

Com o apoio integral da Direção do Campus Niterói e a parceria da coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus, a professora Gabriela Bevilacqua, o NAPNE (Núcleo de Atendimentos às Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Niterói acompanhou todos os passos para a articulação desse convênio, bem como atuou na divulgação entre os alunos, na seleção dos candidatos, na visita técnica, e continuará com a supervisão e orientação dos estudantes selecionados no que compete a esse Núcleo. A professora Maria Helena Meirelles, coordenadora do NAPNE, ressalta a importância desses vínculos institucionais e afirma: “São projetos e iniciativas como essa que reforçam a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e de uma educação democrática”.

A equipe do Vital Brazil, em dezembro de 2015, realizou uma palestra no Campus para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, apresentando o Instituto e o projeto. Para 2016, ainda restavam 10 vagas a serem preenchidas, das quais, após a seleção dos candidatos, algumas seriam para o CPII. No início de 2016, 18 estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram desta seleção, que constou de provas escritas, entrevistas e avaliações psicológicas, realizadas pelos profissionais envolvidos no Projeto Jovem Cientista. Dentre esses profissionais, podemos destacar a atuação da psicóloga do Instituto Vital Brazil e coordenadora executiva do projeto, Miriam Antonieta Fragoso de Oliveira Campos, a assessora especial do Centro de Estudo do Vital Brazil, Antonia Carvalho de Oliveira, e Cristina Maria Carvalho Delou, professora doutora e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão da UFF.

Os alunos selecionados receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e serão integrados a laboratórios, tanto do Instituto Vital Brazil, quanto da UFF, além de participar das atividades nos laboratórios, produzir pesquisas, publicar artigos científicos e participar de feiras e eventos na área.

Que venham mais projetos e incentivos como esse!



Texto produzido pela Equipe NAPNE Niterói
Foto: SECOM Niterói



SECOM Niterói